Processo em tempo real
Número do Processo Interno
98086201.1.03/07Abertura
15/03/2007 09:00Departamento de Licitações e Compras
Tipo:Pregão Eletrônico
Encerramento: Por Decisão do Pregoeiro
Pregoeiro: Francisley Pereira
Ordenador: Lauir de Oliveira
Apoio: Lauir de Oliveira, Aolieber Luciano dos Santos
Objeto: A falta de estrutura, principalmente de veículos, é comum aos agentes de extensão rural do território, em especial os monitores da Casa Familiar Rural e aos Técnicos que atuam nas prefeituras municipais.
Pesquisa realizada em 2003, pelo DESER – Departamento de Estudos Rurais, nos municípios do Território aponta a falta de estrutura e condições de trabalho como um dos entraves ao desenvolvimento do ATER pública. È indispensável que todos os técnicos que desenvolvem serviços de Assistência Técnica e Extensão rural tenham acesso a um veículo para seu deslocamento. Quase todos os municípios do Território são extensos, dificultando as visitas até as comunidades e propriedades, condição indispensável para uma ATER com qualidade. Por esse motivo é comum a falta de acompanhamento a projetos implantados com os próprios recursos públicos, levando ao insucesso dos mesmos.
Nos últimos anos vem diminuindo o número de técnicos nas unidades locais da EMATER, chegando a 80% dos municípios do Território que possuem apenas 1 (um) profissional. Esta redução é parcialmente compensada com uma média de 2 (dois) técnicos de ATER nas prefeituras municipais.Porém, estes não possuem veículos disponíveis para o seu deslocamento. As prefeituras utilizam sempre, em primeiro lugar, seu número reduzido de carros para os serviços de emergência.
Além disso, de acordo com a demanda pelo comitê gestor ao CEDRAF, está previsto a contratação de 07 novos profissionais para o território, através da lei do voluntariado. No momento em que esses profissionais forem disponibilizados para o pré-território, tornar-se indispensável dar condições de trabalho e de deslocamento a esses agentes de ATER uma vez que irão atuar com enfoque territorial, deslocando-se entre os municípios do território.
Com a aquisição do veículo novo em Imbaú, os técnicos da ATER poderão efetuar em trabalho mais eficiente, tornando-se presente nas famílias e comunidades, condição essencial no cumprimento do processo metodológico de Extensão Rural. No projeto proposto, todos os agentes da ATER assumirão responsabilidades em parcerias (CFRs, EMATER, Prefeituras Municipais e ONGs) participando dos demais projetos territoriais em conjunto, de modo a aumentar a abrangência e a qualidade do trabalho da ATER.
Operação: Concluida